sexta-feira, 17 de março de 2017

Análise de Marketing Político ao candidato Sampaio da Novoa


MESTRADO EM GESTÃO E POLITICAS PÚBLICAS
2014/2016


ANÁLISE DA CANDIDATURA DE SAMPAIO DA NÓVOA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


José Veloso da Costa
(218814)

veloso2009@gmail.com











ÍNDICE
Introdução……………………………………………………………………….………….………....3
Capitulo I- Breve caracterização de António Sampaio da Nóvoa .....………………………..……….4
Capitulo II - As quatro funções da comunicação política…….………………………………..….…5
2.1              Storyline………………….…………………….…………………………………………….5
2.2              Timing.…………………………………………………………………………………………5
2.3              Framing………………………….………………………...………………………………….6
2.4              Networking…………………………………………………………………………………..7
Capitulo III – Conclusões.……………………....……………………………………………..……..8
Referências………...……………………………………………………………….…….…....…9

Introdução
O presente trabalho se enquadra na Unidade Curricular de Marketing Político e Comunicação Eleitoral do 2º semestre do Mestrado de Gestão e Politicas Públicas do ISCSP, pelo que nos propomos a fazer uma análise de comunicação politica de um  candidato, com base nas quatro funções definidas por Christian Salmon.

Segundo Sá (2013), Christian Salmon foi um cineasta francês interessado pela política, tendo introduzido na mesma metáforas cinematográficas.

A análise cingir-se-á no enquadramento da campanha eleitoral de Sampaio da Nóvoa nas funções de comunicação política, nomeadamente Storyline, Framing, Timing e finalmente, Networking.

Em termos de metodologia, recorremos a leituras exploratórias e uma breve análise bibliográfica e a compulsão de matérias dos mais variados jornais para posterior análise.

Capítulo I – Breve caraterização de António Sampaio da Nóvoa
António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa nasceu em Valença, a 12 de Dezembro de 1954. Filho do Juiz Alberto Sampaio da Nóvoa e de Saladina do Faro Fernandes Seixas Sampaio da Nóvoa, é o segundo de cinco irmãos, numa família minhota grande que ainda se reúne nas festas religiosas e nas férias, em Cabeçudos, na Casa de Boamense.

Na Universidade de Lisboa constrói a sua carreira académica, reconhecida por colegas e alunos. É um professor disponível, presente e um ouvidor. Um amante de livros e bibliotecas, e também de pessoas e de vidas. Passou períodos em várias universidades estrangeiras de grande prestígio.

Em 2006, completa um segundo doutoramento, na Universidade de Paris IV- Sorbonne, em História Moderna e Contemporânea.

Entre 1996 e 1999, foi consultor para a Educação do Presidente da República Jorge Sampaio. Esteve presente em múltiplos comités e instituições, nacionais e internacionais.

Em 2002, estava em Nova Iorque como professor, e é convidado por José Barata-Moura para Vice-Reitor. Sampaio da Nóvoa reconhece na gestão da universidade, do conhecimento e da ciência um desafio claro de mudança.

É eleito Reitor em 2006 e com António Cruz Serra, lidera o processo de fusão da Universidade de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa, abrindo a universidade à cidade e ao país.

No último ano esteve no Brasil, numa missão internacional da UNESCO junto do governo brasileiro e como professor visitante na Universidade de Brasília.

Capitulo II – As quatro funções da comunicação política
De acordo com Sá(2013), Christian Salmon escreveu que a comunicação politica antes de ser aplica nas campanhas obedece à uma construção de marketing integrado resumido em quatro funções, nomeadamente:

2.1 – Storyline
Storyline é entendida por como a narração de uma “história” capaz de construir a identidade narrativa do candidato.

O candidato Sampaio da Nóvoa lançou a sua biografia através da obra “António Sampaio da Nóvoa – O candidato improvável” escrita pelo jornalista Felipe S. Fernandes, editada pela Planeta, onde abordam-se os objetivos e propostas da candidatura, assim como a trajetória como académico e reitor da Universidade de Lisboa.
A par desta, os eleitores poderão ainda consultar o livro de Fernando Madaíl que conta toda a históriade vida de Sampaio da Nóvoa, desde o nascimento até à candidatura a Belém, com o título “Sampaio da Nóvoa – Evidentemente a Liberdade” da editora Âncora.
2.2 – Timing
O Timing corresponde a inscrição da “história” capaz de construir a narrativa do candidato.

O candidato em questão defendeu em 2015 que o anúncio das candidaturas deve ser antes das eleições legislativas, porque “não era sério esperar por Outubro para dizer que somos candidatos a umas eleições que são em dois meses depois (Janeiro)”[1].

Assim, o candidato Sampaio da Nóvoa apresentou a sua candidatura no Teatro da Trindade em Lisboa no dia 29 de Abril, pouco mais de um mês depois, o ex-reitor da Universidade de Lisboa tem já a sua estrutura sobre rodas e uma agenda preenchida, recolhendo dia-a-dia cada vez mais apoios[2]. Porém, a sua comissão de candidatura foi apresentada a 15 de Julho de 2015.

António Sampaio da Nóvoa apresentou a Carta de Princípios a candidatura a Presidente da Republica a 25 de maio de 2015 no Porto[3].

A 02 de Outubro de 2015, o candidato fez o apelo ao voto exaltando valores como a cidadania e democracia, anunciando que após o dia 04 de Outubro de 2015 interviria com força e determinação de quem tem a ambição de vencer para servir o país numa altura tão crítica da história.

2.3 – Framing
É o enquadramento da mensagem ideológica do candidato, impondo “um registo de linguagem coerente” e “criando metáforas” apropriadas. A candidatura é independente, apesar da ligação ao Partido Socialista. Importa referir que desde o 25 de Abril não foi eleito em Portugal um presidente que não tenha tido apoio de um partido.

Sampaio da Nóvoa se apresenta como defensor de princípios como liberdade, futuro e compromisso. Disse ainda em 15 de Agosto de 2015 que “Esta não é uma campanha de esquerda. É uma campanha nacional e patriótica. E de causas sociais, que tanto são de esquerda como de direita”. O seu “avatar” é de um candidato do tipo Catch all parts, em detrimento de uma ideologia.

O candidato defende valores como a “mudança de ciclo” na política portuguesa. Defende ainda que “Com políticos antigos não haverá políticas novas. Ficará tudo enredado em calculismos, golpes, hesitações, sem elevação e sem futuro. Recusemos sebastianismos, populismos, justicialismos, que são o pior da nossa história”.

2.4 – Networking
Consiste na criação e gestão da rede que no terreno real e virtual (internet) constitua um ambiente de contágio susceptível de captar a atenção e de estruturar a audiência do candidato. 

Sampaio da Nóvoa conta com o apoio dos três antigos Presidentes da República, nomeadamente Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio, que estiveram presentes nas cerimónias de apresentação da candidatura em Lisboa ou do Porto. Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa disse à Antena 1 que “Sampaio da Nóvoa tem condições para ser um grande presidente e para ser o candidato do PS se o partido assim o entender”.

Uma das últimas entradas foi a editora de politica da TSF, Ana Catarina Santos, que recentemente se destacou na cobertura da Comissão de Inquérito ao caso BES. Gustavo Cardoso, ligado à juventude e Pedro Reis, ligado aos assuntos regionais[4].

João Serra, da Casa Civil de Jorge Sampaio, está também a trabalhar com Sampaio da Nóvoa desde a primeira hora. Um grupo de dirigentes estudantis estão também ligados à candidatura do antigo reitor da Universidade de Lisboa. Ana Moutinho e João Marecos estão responsáveis pelas relações com a comunicação social. Marta Loja Neves, do LIVRE, também integra a candidatura de Sampaio da Nóvoa[5].

A nível partidário, António Sampaio da Nóvoa conta, por enquanto, apenas com o apoio formal do Partido Livre/Tempo de Avançar[6].


Rede Virtual de apoio a candidatura
01
02
apoiarsampaiodanovoa.com
03
Tweeter- @sampaiodanovoa
04
Facebook - Sampaio da Nóvoa O Homem e a Esperança com 1124 pessoas que falam sobre isto e 6585 nº total de “likes” na página. (08.01.16).
05
cascais.sampaiodanovoa.org
06
Canal do youtube Snaptv – Sampaio da Nóvoa a Presidente.

A 04 de Julho de 2015, O jornal Sol e o I, aventaram a hipótese do PS retirar o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa para apoiar Maria de Belém, caso a mesma apresentasse a sua candidatura. A sondagem realizada pela Intercampus em Outubro de 2015 para TVI e o Público, atribuía a o candidato 10,1% das intenções de voto. Falou-se da divisão do Partido Socialista em apoiar Sampaio da Nóvoa ou Maria de Belém.

Já a 11 de Dezembro de 2015, a sondagem do DN, o barómetro do Centro de Sondagens da Universidade Católica para a Antena 1, RTP, JN e DN dá ao Candidato Sampaio da Novoa apenas 15% das intenções de voto.

3.0 Conclusões

Conclui-se que o sucesso do candidato passa pela comunicação política singular, ou seja, diferente da dos outros concorrentes, pois ao se criar uma comunicação fraturante é que existem mais chances de mobilizar o eleitorado.

Outra das conclusões a que chegamos, tem a ver com o cumprimento das funções de essenciais da comunicação política, tendo o Storyline com duas obras biográficas lançadas, Timing o anúncio antecipado da campanha, quiçá por ser uma figura desconhecida do público português.

Quanto ao Framing o candidato independente, defensor da liberdade, justiça e compromisso que quer mudar o ciclo, isto é, transmite uma mensagem de mudança e esperança. A nossa avaliação revela uma deficiência da função de Networking da campanha de Sampaio da Nóvoa, pois apesar da antecipação, dos apoios dos três ex-presidentes, das redes virtuais de apoio a campanha, parece que a ausência do Partido Socialista na lista de apoio de peso do candidato tem se refletido negativamente na criação de empatia com os eleitores, tal e qual como se nota nas várias nas sondagens.

Referências
·         apoiarsampaiodanovoa.com.
·         Diário das Noticias, www.dn.pt
·         O Observador, www.observador.pt
·         opanorama.pt
·         Sá, J., (2013), Marketing Político: Para uma gestão integrada da Política, Lisboa,ISCSP.
·         www.sampaiodanovoa.pt.






[1] Quer saber quem é Sampaio da Nóvoa?, Observador, 06/04/2015.
[2] Sampaio da Nóvoa: Já tem estruturas e apoios. Falta o PS., em Panorama, acedido em opanorama.pt em 08.01.16 as 14:45.
[3] Princípios, em www.sampaiodanovoa.pt acedido em 07.01.15 as 13:29.
[4] Sampaio da Nóvoa: Já tem estruturas e apoios. Falta o PS, em Panorama, acedido em opanorama.pt aos 08.01.16 as 14:45.
[5] Sampaio da Nóvoa: Já tem estruturas e apoios. Falta o PS., em Panorama, acedido em opanorama.pt em 08.01.16 as 14:45.
[6] Apoios, em apoiarsampaiodanovoa.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário