MESTRADO EM GESTÃO E POLITICAS PÚBLICAS
2014/2016
ANÁLISE DA CANDIDATURA DE SAMPAIO DA NÓVOA À
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
José Veloso da Costa
(218814)
veloso2009@gmail.com
ÍNDICE
Introdução……………………………………………………………………….………….………....3
Capitulo I-
Breve caracterização de António Sampaio da Nóvoa .....………………………..……….4
Capitulo II - As quatro funções da comunicação política…….………………………………..….…5
2.1
– Storyline………………….…………………….…………………………………………….5
2.2
Timing.…………………………………………………………………………………………5
2.3
Framing………………………….………………………...………………………………….6
2.4
Networking…………………………………………………………………………………..7
Capitulo III
– Conclusões.……………………....……………………………………………..……..8
Referências………...……………………………………………………………….…….…....…9
Introdução
O presente trabalho se enquadra na Unidade Curricular de Marketing Político
e Comunicação Eleitoral do 2º semestre do Mestrado de Gestão e Politicas
Públicas do ISCSP, pelo que nos propomos a fazer uma análise de comunicação
politica de um candidato, com base nas
quatro funções definidas por Christian Salmon.
Segundo Sá (2013), Christian Salmon foi um cineasta francês interessado
pela política, tendo introduzido na mesma metáforas cinematográficas.
A análise cingir-se-á no enquadramento da campanha eleitoral de Sampaio
da Nóvoa nas funções de comunicação política, nomeadamente Storyline, Framing, Timing e finalmente, Networking.
Em termos de metodologia, recorremos a leituras exploratórias e uma
breve análise bibliográfica e a compulsão de matérias dos mais variados jornais para posterior análise.
Capítulo I – Breve caraterização de António
Sampaio da Nóvoa
António
Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa nasceu em Valença, a 12 de Dezembro de 1954.
Filho do Juiz Alberto Sampaio da Nóvoa e de Saladina do Faro Fernandes Seixas
Sampaio da Nóvoa, é o segundo de cinco irmãos, numa família minhota grande que
ainda se reúne nas festas religiosas e nas férias, em Cabeçudos, na Casa de
Boamense.
Na Universidade de Lisboa constrói a sua carreira académica, reconhecida
por colegas e alunos. É um professor disponível, presente e um ouvidor. Um
amante de livros e bibliotecas, e também de pessoas e de vidas. Passou períodos em várias universidades
estrangeiras de grande prestígio.
Em 2006,
completa um segundo doutoramento, na Universidade de Paris IV- Sorbonne, em
História Moderna e Contemporânea.
Entre
1996 e 1999, foi consultor para a Educação do Presidente da República Jorge
Sampaio. Esteve presente em múltiplos comités e instituições, nacionais e
internacionais.
Em 2002,
estava em Nova Iorque como professor, e é convidado por José Barata-Moura para
Vice-Reitor. Sampaio da Nóvoa reconhece na gestão da universidade, do
conhecimento e da ciência um desafio claro de mudança.
É eleito
Reitor em 2006 e com António Cruz Serra, lidera o processo de fusão da
Universidade de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa, abrindo a
universidade à cidade e ao país.
No último
ano esteve no Brasil, numa missão internacional da UNESCO junto do governo
brasileiro e como professor visitante na Universidade de Brasília.
Capitulo II – As quatro funções da
comunicação política
De acordo com Sá(2013), Christian Salmon escreveu que a comunicação
politica antes de ser aplica nas campanhas obedece à uma construção de
marketing integrado resumido em quatro funções, nomeadamente:
2.1 – Storyline
Storyline é entendida por como a narração de uma
“história” capaz de construir a identidade narrativa do candidato.
O candidato
Sampaio da Nóvoa lançou a sua biografia através da obra “António Sampaio da
Nóvoa – O candidato improvável” escrita pelo jornalista Felipe S. Fernandes,
editada pela Planeta, onde abordam-se os objetivos e propostas da candidatura,
assim como a trajetória como académico e reitor da Universidade de Lisboa.
A par desta, os eleitores poderão ainda consultar o livro de Fernando
Madaíl que conta toda a históriade vida de Sampaio da Nóvoa, desde o nascimento
até à candidatura a Belém, com o título “Sampaio da Nóvoa – Evidentemente a
Liberdade” da editora Âncora.
2.2 – Timing
O Timing corresponde a inscrição da “história”
capaz de construir a narrativa do candidato.
O candidato
em questão defendeu em 2015 que o anúncio das candidaturas deve ser antes das
eleições legislativas, porque “não era sério esperar por Outubro para dizer que
somos candidatos a umas eleições que são em dois meses depois (Janeiro)”[1].
Assim, o
candidato Sampaio da Nóvoa apresentou a sua
candidatura no Teatro da Trindade em Lisboa no dia 29 de Abril, pouco mais de
um mês depois, o ex-reitor da Universidade de Lisboa tem já a sua estrutura
sobre rodas e uma agenda preenchida, recolhendo dia-a-dia cada vez mais apoios[2]. Porém, a sua comissão
de candidatura foi apresentada a 15 de Julho de 2015.
António
Sampaio da Nóvoa apresentou a Carta de Princípios a candidatura a Presidente da
Republica a 25 de maio de 2015 no Porto[3].
A 02 de
Outubro de 2015, o candidato fez o apelo ao voto exaltando valores como a
cidadania e democracia, anunciando que após o dia 04 de Outubro de 2015
interviria com força e determinação de quem tem a ambição de vencer para servir
o país numa altura tão crítica da história.
2.3 – Framing
É o
enquadramento da mensagem ideológica do candidato, impondo “um registo de
linguagem coerente” e “criando metáforas” apropriadas. A candidatura é
independente, apesar da ligação ao Partido Socialista. Importa referir que
desde o 25 de Abril não foi eleito em Portugal um presidente que não tenha tido
apoio de um partido.
Sampaio da
Nóvoa se apresenta como defensor de princípios como liberdade, futuro e
compromisso. Disse ainda em 15 de Agosto de 2015 que “Esta não é uma campanha
de esquerda. É uma campanha nacional e patriótica. E de causas sociais, que
tanto são de esquerda como de direita”. O seu “avatar” é de um candidato do
tipo Catch all parts, em detrimento
de uma ideologia.
O candidato
defende valores como a “mudança de ciclo” na política portuguesa. Defende ainda que “Com políticos antigos não haverá
políticas novas. Ficará tudo enredado em calculismos, golpes, hesitações,
sem elevação e sem futuro. Recusemos sebastianismos, populismos,
justicialismos, que são o pior da nossa história”.
2.4 – Networking
Consiste na
criação e gestão da rede que no terreno real e virtual (internet) constitua um
ambiente de contágio susceptível de captar a atenção e de estruturar a
audiência do candidato.
Sampaio da Nóvoa conta
com o apoio dos três antigos Presidentes da República, nomeadamente Ramalho
Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio, que estiveram presentes nas cerimónias de
apresentação da candidatura em Lisboa ou do Porto. Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa disse à Antena 1 que
“Sampaio da Nóvoa tem condições para ser um grande presidente e para ser o
candidato do PS se o partido assim o entender”.
Uma das últimas entradas foi a editora de politica da
TSF, Ana Catarina Santos, que recentemente se destacou na cobertura da Comissão
de Inquérito ao caso BES. Gustavo Cardoso, ligado à juventude e Pedro Reis,
ligado aos assuntos regionais[4].
João Serra, da Casa Civil de Jorge Sampaio, está
também a trabalhar com Sampaio da Nóvoa desde a primeira hora. Um grupo de
dirigentes estudantis estão também ligados à candidatura do antigo reitor da
Universidade de Lisboa. Ana Moutinho e João Marecos estão responsáveis pelas
relações com a comunicação social. Marta Loja Neves, do LIVRE, também integra a
candidatura de Sampaio da Nóvoa[5].
A nível
partidário, António Sampaio da Nóvoa conta, por enquanto, apenas com o apoio
formal do Partido Livre/Tempo de Avançar[6].
Rede Virtual de apoio a
candidatura
01
|
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02
|
apoiarsampaiodanovoa.com
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03
|
Tweeter- @sampaiodanovoa
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04
|
Facebook - Sampaio da Nóvoa O
Homem e a Esperança com 1124 pessoas que falam sobre isto e 6585 nº total de
“likes” na página. (08.01.16).
|
05
|
cascais.sampaiodanovoa.org
|
06
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Canal do youtube Snaptv –
Sampaio da Nóvoa a Presidente.
|
A 04 de
Julho de 2015, O jornal Sol e o I, aventaram a hipótese do PS retirar o apoio à
candidatura de Sampaio da Nóvoa para apoiar Maria de Belém, caso a mesma
apresentasse a sua candidatura. A sondagem realizada pela Intercampus em
Outubro de 2015 para TVI e o Público, atribuía a o candidato 10,1% das
intenções de voto. Falou-se da divisão do Partido Socialista em apoiar Sampaio
da Nóvoa ou Maria de Belém.
Já a 11 de Dezembro de 2015, a sondagem do DN, o barómetro do Centro de Sondagens
da Universidade Católica para a Antena 1, RTP, JN e DN dá ao Candidato Sampaio
da Novoa apenas 15% das intenções de voto.
3.0 Conclusões
Conclui-se que o sucesso do candidato passa
pela comunicação política singular, ou seja, diferente da dos outros
concorrentes, pois ao se criar uma comunicação fraturante é que existem mais
chances de mobilizar o eleitorado.
Outra das conclusões a que chegamos, tem a
ver com o cumprimento das funções de essenciais da comunicação política, tendo
o Storyline com duas obras
biográficas lançadas, Timing o
anúncio antecipado da campanha, quiçá por ser uma figura desconhecida do
público português.
Quanto ao Framing o candidato independente, defensor da liberdade, justiça e
compromisso que quer mudar o ciclo, isto é, transmite uma mensagem de mudança e
esperança. A nossa avaliação revela uma deficiência da função de Networking da campanha de Sampaio da
Nóvoa, pois apesar da antecipação, dos apoios dos três ex-presidentes, das
redes virtuais de apoio a campanha, parece que a ausência do Partido Socialista
na lista de apoio de peso do candidato tem se refletido negativamente na
criação de empatia com os eleitores, tal e qual como se nota nas várias nas
sondagens.
Referências
·
apoiarsampaiodanovoa.com.
·
opanorama.pt
·
Sá, J.,
(2013), Marketing Político: Para uma
gestão integrada da Política, Lisboa,ISCSP.
[1] Quer
saber quem é Sampaio da Nóvoa?, Observador, 06/04/2015.
[2] Sampaio
da Nóvoa: Já tem estruturas e apoios. Falta o PS., em Panorama, acedido em
opanorama.pt em 08.01.16 as 14:45.
[3]
Princípios, em www.sampaiodanovoa.pt
acedido em 07.01.15 as 13:29.
[4] Sampaio da Nóvoa: Já tem estruturas e apoios. Falta o
PS, em Panorama, acedido em opanorama.pt aos 08.01.16 as 14:45.
[5] Sampaio da Nóvoa: Já tem estruturas e apoios. Falta o
PS., em Panorama, acedido em opanorama.pt em 08.01.16 as 14:45.
[6] Apoios, em apoiarsampaiodanovoa.com
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