- Mestre em Gestão e Políticas Públicas pelo ISCSP/Universidade de Lisboa. - Licenciado em Ciência Política pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. *Pesquisador e Docente Universitário. *Autor da obra: e-Government: desafios e oportunidades face a Covid-19, Ed. Nzoji, 2024.. *Co-autor da obra Compromissos do Estado: contribuição geracional para a governação, Ed. Ubuntu, 2022
quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
quinta-feira, 7 de dezembro de 2023
terça-feira, 7 de novembro de 2023
quinta-feira, 27 de abril de 2023
quarta-feira, 26 de abril de 2023
terça-feira, 25 de abril de 2023
Modelo da Tripla Hélice

O modelo Tripla Hélice de inovação
O argumento central do modelo da Tripla Hélice (TH) é que a ciência e a academia pode contribuir significativa e decisivamente para o desenvolvimento socio-económico de países e regiões.
No modelo da Tripla Hélice, as universidades auxiliam no aumento da capacidade de inovação corporativa, isto é, para o progresso técnico, por meio da transferência de conhecimento científico e tecnológico para as empresas e da formação de profissionais altamente qualificados.
Por outro lado, as empresas que transformam os conhecimentos gerados na academia em produtos e/ou serviços para a sociedade também geram novas demandas de pesquisa às universidades, por meio das necessidades inerentes a seus processos produtivos.
O governo, por sua vez, desempenha o importante papel de implementar políticas públicas de apoio à interacção entre os actores da hélice tríplice, bem como de regular e fiscalizar.
By Daniele Leonel (6 de Julho de 2021)